A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou-se a primeira agência regulatória no mundo a aprovar o medicamento Jaypirce (pirtobrutinibe), um inibidor da enzima tirosina quinase de Bruton (BTK) desenvolvido pela empresa Eli Lilly. O medicamento é indicado para o tratamento de pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) e linfoma linfocítico de pequenas células (LLPC).
A aprovação foi concedida para uso como tratamento de segunda linha em casos de leucemia resistentes ao tratamento ou que retornam após o fim da terapia.
O aval da Anvisa se baseia nos resultados do estudo BRUIN CLL-321, o primeiro estudo clínico randomizado de Fase 3 conduzido exclusivamente em pacientes previamente tratados com um inibidor da BTK.
Os dados do estudo demonstraram que o medicamento proporcionou um aumento na sobrevida livre de progressão da doença (SLP), com uma mediana de 14 meses, em comparação com 8,7 meses no grupo de controle. Além disso, houve uma redução de 46% no risco de progressão da doença ou morte entre os participantes que utilizaram o medicamento.
Leucemia O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que cerca de 11.540 casos de leucemia serão diagnosticados no Brasil em 2025, tornando essa condição o décimo tipo de câncer mais frequente na população do país (sem considerar tumores de pele não melanoma).
A leucemia tem origem desconhecida e é caracterizada pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, comprometendo a produção de células sanguíneas saudáveis.
A doença ocorre devido a uma mutação genética que transforma uma célula sanguínea imatura em uma célula cancerosa.
Sintomas:
- Fadiga
- Palidez
- Febre
- Hemorragias e equimoses frequentes
- Aumento do risco de infecções
- Dor nos ossos, esterno ou articulações
- Problemas nos órgãos
Tipos de leucemia:
- Leucemia mieloide aguda (LMA)
- Leucemia mieloide crônica (LMC)
- Leucemia linfoide aguda (LLA)
- Leucemia linfoide crônica (LLC)
Diagnóstico:
- Exames de sangue
- Biópsia da medula óssea
Fatores de risco:
- Tabagismo
- Exposição ao benzeno, formaldeído e agrotóxicos
- Exposição à radiação ionizante
- Uso de alguns medicamentos de quimioterapia
- Síndrome de Down
- Síndrome mielodisplásica
- Outras desordens sanguíneas
Tratamento:
- A LMC é considerada uma doença controlável com terapia-alvo.
- A LLC pode necessitar apenas de observação do paciente.
- As leucemias agudas exigem hospitalização e tratamento mais agressivo.
Fonte: CNN