A farmacêutica brasileira Ease Labs anunciou o desenvolvimento da primeira cápsula dura de cannabis medicinal a ser produzida nacionalmente. O projeto conta com apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e atenderá aos padrões de qualidade e segurança exigidos pela Anvisa.
A iniciativa busca oferecer uma alternativa regulada, segura e acessível, fomentando o desenvolvimento da cadeia produtiva de cannabis no Brasil. A empresa planeja disponibilizar o produto nas farmácias, com o objetivo de democratizar o acesso e garantir previsibilidade no tratamento.
Segundo o CEO da Ease Labs, Gustavo Palhares, a formulação será uma importante alternativa para o mercado: “Nosso objetivo é oferecer uma alternativa regularizada, segura e acessível nas farmácias do país, que siga os padrões regulatórios mais exigentes. Esta é uma forma de fomentar o desenvolvimento tecnológico no Brasil e contribuir para ampliar o acesso ao tratamento.”
Além de reduzir a dependência da importação de produtos à base de cannabis, a produção local deve gerar empregos diretos e indiretos e incentivar a inovação tecnológica na indústria farmacêutica brasileira. A iniciativa também busca elevar o padrão de qualidade dos produtos oferecidos no mercado nacional.
A expectativa é de que, com essa e outras iniciativas semelhantes, o Brasil avance no fortalecimento de um ecossistema de saúde mais acessível, seguro e competitivo.