O mais recente boletim InfoGripe, da Fiocruz, alertou para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da Influenza A, que se tornou a principal causa de morte por SRAG em idosos e uma das três principais em crianças pequenas no Brasil.
Em várias regiões do país, especialmente no Centro-Sul, Norte e Nordeste, houve elevação nas hospitalizações relacionadas à Influenza A. Já em alguns estados do Sudeste e Centro-Oeste, os casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) entre crianças pequenas mostram sinais de estabilização ou queda.
A pesquisadora Tatiana Portella reforça que a vacinação contra a gripe é fundamental, especialmente para os grupos mais vulneráveis. Além disso, ela recomenda o uso de máscaras em ambientes de saúde e em casos de sintomas gripais.
Ao todo, 15 estados estão com incidência de SRAG em níveis de alerta ou alto risco, enquanto outros oito apresentam índices preocupantes, mesmo sem tendência de crescimento. A vacina é apontada como a principal forma de prevenção.