Agora Tem Especialistas: Ministério da Saúde realizou o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames

O governo federal realizou, no último fim de semana, o maior mutirão de cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS), mobilizando 188 hospitais em todo o país. A ação integrou o programa Agora Tem Especialistas e contou com a participação de Santas Casas, entidades filantrópicas, hospitais universitários da Rede Ebserh e unidades federais ligadas ao Ministério da Saúde.

Ao todo, foram ofertados 61,6 mil procedimentos em todos os 26 estados e no Distrito Federal, incluindo 11,5 mil cirurgias eletivas, além de consultas especializadas e exames diagnósticos. A iniciativa teve como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimento na rede pública, especialmente em áreas com demanda reprimida.

“Realizamos, neste sábado e domingo, o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Redução da demanda reprimida por cirurgias

A ação priorizou a realização de cirurgias nas áreas de gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e cirurgias plásticas reparadoras, entre outras especialidades. Também foram ofertadas consultas e exames como ultrassonografias, tomografias, endoscopias, ressonâncias magnéticas e atendimentos especializados.

O mutirão ocorreu no sábado (13) e no domingo (14), atendendo exclusivamente pacientes do SUS previamente agendados. Somente as 134 Santas Casas de Misericórdia e hospitais filantrópicos realizaram mais de 9 mil cirurgias, com a participação de unidades localizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Entre os procedimentos realizados estiveram cirurgias bariátricas por videolaparoscopia, colecistostomias, plásticas abdominais, hernioplastias e vasectomias.

Também participaram do mutirão unidades federais como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e os Hospitais dos Servidores, de Ipanema, de Bonsucesso, Cardoso Fontes, da Lagoa e do Andaraí, todos localizados no Rio de Janeiro.

Atuação dos hospitais universitários

Os 45 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, realizaram no sábado a terceira edição do Mutirão no Dia E – Ebserh em Ação. Em conjunto com três institutos e seis hospitais federais ligados ao Ministério da Saúde, a rede ofertou 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e 40,7 mil exames em todos os estados brasileiros.

“A Ebserh está comprometida em enfrentar um dos maiores desafios do SUS, que é o acesso à atenção especializada. Esse esforço do governo federal tem também um valor enorme para a formação dos alunos de graduação, residentes médicos e multiprofissionais. O Dia E representa as universidades a serviço da vida e do programa Agora Tem Especialistas”, afirmou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro.

Continuidade e ampliação do atendimento

As duas edições anteriores do Dia E – Ebserh em Ação, realizadas em julho e setembro deste ano, já haviam contabilizado mais de 46,7 mil procedimentos, reforçando o impacto da iniciativa.

A mobilização conjunta das redes hospitalares evidenciou o caráter interministerial e cooperativo do programa, ampliando o alcance do SUS e fortalecendo a capacidade do Estado de enfrentar filas históricas por atendimento especializado.

Criado para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, o Agora Tem Especialistas consolidou-se, ao longo de 2025, como uma das principais ações estruturantes do governo federal para ampliar e qualificar o acesso à saúde especializada.

Além dos mutirões, o programa inclui estratégias como carretas de saúde da mulher, oftalmológicas e de exames de imagem, ampliação do horário de funcionamento de serviços, formação e provimento de médicos especialistas e parcerias com hospitais privados para atendimento complementar ao SUS mediante compensação de dívidas com a União.

Com essas ações integradas, o programa tem promovido impacto direto na vida da população, reduzindo o tempo de espera, ampliando a resolutividade e garantindo mais acesso à assistência especializada pela rede pública de saúde.

Elisa Motta – Ministério da Saúde

Compartilhe este post nas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Se inscreva gratuitamente no nosso blog


Fique por dentro de novidades sobre nossa programação e receba os conteúdos em primeira mão no seu email

Preencha com os seus dados para contato:

Grade de Conteúdo

Módulo 1 - História da Cannabis

A história da Cannabis na Medicina

Módulo 2 - Fitocanabinoide

Compostos-chave que desvendam os segredos terapêuticos da cannabis

Módulo 3 - Terpenos e Terpenoides

As moléculas aromáticas que definem os efeitos únicas da cannabis

Módulo 4 - Sistema Endocanabinóide e Endocanabinoidoma

O complexo sistema essencial na modulação de processos biológicos através da cannabis

Módulo 5 - Canabinóides e suas Propriedades

As propriedades surpreendentes dos canabinoides e como eles interagem para trazer benefícios

Módulo 6 - Cannabis na Neurologia:

Nas síndromes demências
Na epilepsia
No autismo
No TDH
Na insônia
No alzheimer
No parkinson

Módulo 7 -Cannabis nas Doenças Psiquiátricas

Na ansiedade
Na depressão
No TEPT
Na esquizofrenia
Nos transtornos de humor
No TAB
Na dependência química e redução dos danos

Módulo 8 - Cannabis na Pediatria

Tratamentos seguros e eficazes na pediatria

Módulo 9 - Cannabis na Nutrologia

Cannabis na obesidade

Módulo 10 - Cannabis na Medicina Do Esporte

Cannabis revolucionando a medicina esportiva, oferecendo novas soluções para recuperação e desempenho

Módulo 11 - Cannabis na Dor

Uma abordagem inovadora no tratamento da dor crônica e aguda

Módulo 12 - Cannabis Na Unidade Básica De Saúde

Transforme o atendimento na saúde básica com o potencial terapêutico inovador da cannabis

Módulo 13 - Cannabis Nos Cuidados Paliativos

Aprimore os cuidados paliativos:alívio e conforto através das propriedades únicas da cannabis

Módulo 14 - Cannabis na Dermatologia

Explore o uso da cannabis na dermatologia para tratamentos de pele mais naturais.

Módulo 15 - Prescrição e Acompanhamento

Aprenda a escrever e acompanhar seus pacientes de forma mais assertiva em cada tratamento

Módulo 16 - Interações Medicamentosas / Efeitos Colaterais e Contraindicações

Entenda as medicações medicamentosas, efeitos colaterais e contraindicações da cannabis

Módulo 17 - Legislação

Fique por dentro da legislação atual sobre cannabis medicinal e esteja sempre à frente no campo médico

Módulo 18 - Avaliação Final

Consolide seu conhecimento e esteja preparado e esteja preparado para aplicar com confiança o uso da cannabis na prática médica

Módulo 19 - Certificado 60h - Extensão MEC

Valide suas habilidades e avance na carreira com este curso especializado.

Preencha o formulário e receba o nosso contato:

Preencha os dados para entrar em contato:

Preencha os dados para entrar em contato:

Preencha com os seus dados para receber nosso contato:

Preencha os dados para entrar em contato: