A Prefeitura de Praia Grande (SP) confirmou o segundo caso de meningite bacteriana no município. O novo diagnóstico é de um menino de 2 anos, aluno de uma creche municipal do bairro Melvi. O caso foi confirmado dias após a morte de Milena do Nascimento Alvarenga, de 11 anos, que também havia sido diagnosticada com a doença.
O que aconteceu
O garoto apresentou sintomas durante uma viagem a Itaquaquecetuba, em 25 de outubro, e foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local. Após avaliação, foi transferido para o Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, onde segue em acompanhamento.
A prefeitura de Mogi das Cruzes informou que o caso está sendo monitorado, enquanto a Vigilância Epidemiológica de Praia Grande acompanha a evolução do quadro e mantém contato com a família.
Segundo a administração municipal, todas as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas, incluindo orientações a pais e alunos na escola do menino. As aulas não foram suspensas.
Morte anterior mobilizou escolas da região
A morte de Milena do Nascimento Alvarenga, em 26 de outubro, causou comoção e levou à adoção imediata de medidas sanitárias na Escola Cidade da Criança, onde ela estudava. O local passou por higienização completa, e as pessoas que tiveram contato com a aluna receberam medicação preventiva.
De acordo com a prefeitura, mais de 220 alunos foram vacinados após o ocorrido.
Além dos dois casos confirmados, há um terceiro caso suspeito: o de um menino de 4 anos, internado no Hospital Ana Costa, em Santos. O caso está sob investigação da Secretaria de Saúde de Praia Grande (Sesap).
Vacinação é a principal forma de prevenção
A Sesap reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada.
A vacina meningocócica ACWY está disponível em 31 unidades de saúde de Praia Grande, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
O imunizante é aplicado como dose de reforço para crianças de 1 ano e pode ser tomado até 3 anos, 11 meses e 29 dias, caso o esquema vacinal não esteja completo.
Outro reforço é indicado para adolescentes de 11 a 14 anos.


